#CJSP / Notícias
/Projeto Amanhã Plus+: dicas para o vestibular, universidade e vida profissional

Projeto Amanhã Plus+: dicas para o vestibular, universidade e vida profissional

Verbus Comunicação - 26 de outubro de 2020

Encontros e palestras online orientam os alunos do EM na escolha da faculdade e carreira

 

Nossos estudantes do Ensino Médio — em especial, os terceiranistas — possuem eventos anuais e exclusivos do Jardão para pensarem, escolherem e planejarem suas futuras carreiras profissionais (veja aqui a Feira de Profissões e o Projeto Amanhã de 2019). Para este ano, as atividades não somente foram transferidas para o universo online, como também foram unificadas entre as unidades e até receberam algumas novidades como uma live aberta ao público.

Assim, o Projeto Amanhã, criado por Alfredo Dodsworth alguns anos atrás, ganhou um sobrenome, passou a chamar-se Projeto Amanhã Plus+ (PAP), e trouxe para si outras atividades inerentes a ajudar os terceiranistas a planejar os passos que darão depois do Ensino Médio.

O PAP iniciou-se em setembro e durou até a metade de outubro com diversos encontros digitais.

 

Feira de profissões e palestras

Por meio de plataforma online, os jardanenses participaram de uma feira de profissões sem sair de casa. Na mostra, houve conteúdos de mais de 20 universidades públicas e privadas sobre 70 cursos de graduação. Além de conhecer as instituições de ensino, os “visitantes” ainda assistiram a depoimentos de profissionais sobre o início de suas carreiras, o preparo para o vestibular e os desafios de morar em uma outra cidade ou país.

A escolha do curso universitário nesse cenário de constantes mudanças também foi contemplada por meio de uma palestra especial com Letícia Bechara. Pedagoga e coaching em orientação profissional, a especialista já participou de um encontro presencial com os alunos em 2018 [saiba mais].

 

Encontro com ex-alunos

Outra experiência enriquecedora para os estudantes foi o bate-papo com ex-aluno (antigo Projeto Amanhã). As edições anteriores foram realizadas no Teatro Jardim São Paulo, mas, neste ano, o encontro a distância foi por meio do Facebook e YouTube do colégio [veja acima]. Essa mudança garantiu a segurança de todos neste período de quarentena e ampliou seu alcance em nossa comunidade, ultrapassando a marca de 4 mil visualizações.

Em formato de webinar, os profissionais de diversas idades e áreas de atuação narraram suas trajetórias na faculdade e mercado de trabalho. Eles também comentaram as estratégias do vestibular, suas rotinas no emprego e responderam a perguntas dos alunos e da equipe pedagógica.

Veja abaixo um pouco mais sobre os convidados de 2020:

 

Gustavo Pimental (formando de 2017)

Mesmo sendo o mais novo dos participantes, Gustavo já possui grandes conquistas em sua carreira. Ele passou no curso de economia da Universidade Federal de Minas Gerais e, atualmente, é assessor de investimentos. O foco do seu depoimento foi a rotina de estudos como vestibulando e o seu planejamento para as provas.

 

Diego Lucena (formando de 2010)

Jovem médico recém-formado, Diego não esconde seu carinho e afeto por alguns de seus ex-professores do Jardão. O profissional, formado pela Faculdade de Medicina do ABC, está se especializando em cirurgia geral. Ao falar de sua vida universitária, Diego ressaltou a importância de aproveitar todas as oportunidades da faculdade, seja participando de times esportivos ou até realizando intercâmbios.

 

Rafael Iandoli (formando de 2010)

Graduado em relações internacionais pela USP desde 2015, Rafael decidiu permanecer estudando e buscou a segunda formação, dessa vez em jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Hoje, ele está trabalhando na Rede Globo como produtor e editor no segmento de esportes.

Além de seu emprego, Rafael possui outro grande feito: conseguiu nota máxima na redação do Enem. Em sua fala, ele ofereceu uma dica valiosa para os jardanenses: “Mostre em seu texto referências de livros ou documentários. Vá além das leituras obrigatórias”.

 

Danielle Cecílio Cardaci (formanda de 2009)

“O Jardão ofereceu-me todo conteúdo necessário para o vestibular. Foi a minha base”, contou Danielle. Formada em direito pela USP, Dani falou sobre sua rotina de estudos para ser aprovada em um dos cursos mais concorridos do País e como essa experiência ajudou a conseguir seu emprego como assessora de juiz federal criminal concursada na Justiça Federal de São Paulo.

 

Lucas Oliveira de Bem (formando de 2007)

Também médico, formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o ex-aluno atua em emergências clínicas. Com mais de seis anos de carreira, Lucas citou todos os benefícios e obstáculos de sua área e enfatizou a importância de se pensar e refletir sobre as escolhas dentro da profissão.

 

Bruno Andreoni Cardaci (formando de 1997)

Formado em engenharia de alimentos pela Universidade Metropolitana de Santos e com mestrado pela Universidade Católica de Veneza, Bruno decidiu especializar-se em panificação congelada. Atualmente como consultor, Bruno trabalha para grandes empresas criando vários produtos famosos — o pão australiano da rede Outback é um deles. Seu testemunho concentrou-se em explicar sua profissão e como ela está presente em nosso dia a dia.

 

Márcio Atalla (formando de 1987)

Muitos pais já conhecem o professor Márcio, não é mesmo? Formado em educação física pela USP. Personal trainer de atletas olímpicos, apresenta programas sobre condicionamento físico, alimentação e qualidade de vida, além de ser colunista diário da rádio CBN. Ao explicar sobre suas técnicas para o vestibular, Márcio sugeriu aos alunos sempre estarem com o sono em dia para reter as informações com maior facilidade.

× WhatsApp
X