#CJSP / Notícias
/Estudo do meio para a 1ª série do EM: biodiversidade e construções coloniais

Estudo do meio para a 1ª série do EM: biodiversidade e construções coloniais

Verbus Comunicação - 23 de maio de 2025

Em Bertioga, jardanenses têm contato com cultura, história e ecossistema do litoral paulista

Após várias excursões do colégio ao interior de São Paulo [saiba mais em nossa Aba ´Notícias´], nossos estudantes da 1ª série do Ensino Médio da unidade Cataguases trilharam um outro caminho. Descendo a Serra do Mar e visitando Bertioga, município litorâneo localizado na Baixada Santista, eles aprenderam sobre aspectos biológicos, geográficos e socioeconômicos da região.

No passeio de escuna pelo mar, todos ouviram sobre a história local e puderam ver construções históricas como as ruínas da Capela Ermida de Santo Antônio de Guaibê. Erguida no século 16 a pedido de Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil, a igreja foi frequentada pelo padre José de Anchieta. A edificação encontra-se na Ilha de Santo Amaro, no Guarujá, município vizinho.

De volta a Bertioga, os alunos entraram no Forte de São João. Considerado a primeira fortificação construída pela coroa portuguesa no Brasil, ela é importante proteção para a Vila de São Vicente. Em mapas e maquetes, os visitantes aprenderam sobre a história colonial e as culturas caiçara e indígena. Na parte superior da construção, eles ainda observaram os antigos canhões e a localização privilegiada do forte.

Os estudantes também caminharam pela Trilha do Itaguaré, dentro do Parque Estadual Restinga de Bertioga, unidade de conservação com espécies ameaçadas de extinção e exclusivas da região. Ao fim do trajeto, todos chegaram à Praia Itaguaré e conheceram ainda mais sobre a biodiversidade e ecossistema, segurando conchas e pequenos animais, habitantes das regiões de restinga e mangue.

Veja mais imagens logo abaixo.

× WhatsApp
X