Visita a Paranapiacaba ensina aos alunos sobre geografia, biologia e história
Nossos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental conheceram, neste mês, a Vila de Paranapiacaba, distrito histórico preservado dentro do município de Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo. Considerado um museu a céu aberto, o local foi um bairro de operários e de administração da São Paulo Railway, extinta empresa inglesa.
Localizada no Alto da Serra do Mar, Paranapiacaba é cortada pela Estrada de Ferro Santos – Jundiaí, a principal ferrovia de transporte do café no século 19. No Museu do Castelo, restaurado em 2005, os visitantes aprenderam sobre a história local e a economia cafeeira paulista. Maquetes e quadros revelaram a arquitetura e o urbanismo da vila com forte influência europeia.
Outro local importante no trajeto dos jardanenses foi o Museu Tecnológico Funicular, ao lado dos trilhos de trem. Antiga casa de máquinas, a construção possui peças ferroviárias de época, incluindo vagões e partes da famosa maria-fumaça. Os alunos ouviram sobre o funcionamento do sistema de tração da ferrovia e como ela operava na íngreme serra que separa o litoral do interior. Outros prédios visitados pelos alunos foram a Igreja Bom Jesus e casas operárias preservadas.
Além da vila, eles também percorreram uma trilha pela Mata Atlântica. Guiados por monitores especializados, os grupos observaram fauna e flora do local. Houve ainda uma parada em uma das nascentes do Rio Grande, afluente principal na formação da Represa Billings.
Veja outras fotos logo abaixo e conheça mais das excursões do Jardão em nossa Aba ´Notícias´.