Alunos revelam trabalhos autorias no Jardim das Humanidades e Festival de Curtas
O aluno protagonista em sua busca pelo conhecimento. Essa é a proposta de vários projetos e metodologias do Colégio Jardim São Paulo. Dois desses trabalhos, ambos realizados pela equipe de Filosofia e Sociologia, foram destaques em uma cerimônia especial, realizada no Teatro Jardim São Paulo em novembro de 2023. Saiba mais logo abaixo.
Divulgando descobertas e reflexões
Ano passado, tivemos a 13ª edição do Jardim das Humanidades. Os alunos pesquisaram sobre um tema de sua escolha por diversos meses. Após muitas leituras, análises, experimentos e conversas com os professores, eles produziram artigos acadêmicos sobre suas ideias, pensamentos e descobertas.
No evento, todos os participantes do projeto receberam um certificado especial e quatro trabalhos foram selecionados para serem apresentados ao público. Suas profundas reflexões envolveram desde temáticas universais, como o conceito de verdade e realidade, até discussões sobre temas contemporâneos, entre eles a presença feminina no futebol e o nacionalismo [veja os nomes dos trabalhos e dos alunos no fim da página].
Jardanenses na grande tela
Os estudantes também conheceram os desafios de fazer um filme. Divididos em grupos, os terceiranistas do Ensino Médio roteirizaram, dirigiram, atuaram, produziram e editaram curtas-metragens. Com grande liberdade criativa, eles demonstraram seu cotidiano e suas análises sobre temáticas sociais relevantes para a realidade atual.
Nossos cineastas ainda competiram entre si no 12º Festival de Curtas do Colégio Jardim São Paulo. Professores avaliaram e premiaram os melhores curtas em seis categorias diferentes. Houve também uma votação entre os alunos para a escolha de melhor filme. As obras vencedoras foram exibidas ao público no telão do teatro e as turmas autoras receberam medalhas especiais.
Veja abaixo os trabalhos selecionados do Jardim das Humanidades e os vencedores do Festival de Curtas de 2023. Parabéns a todos.
Jardim das Humanidades
Ana Rita Rodrigues Fernandes — Importância do futebol feminino na sociedade contemporânea brasileira
Gabriela Montecinos Kalil — Limites entre a identidade social e o nacionalismo
Júlia Batista Petersen e Brenno Proença Corral — Como uma verdade se torna mentira?
Lucas Batista Petersen — Como o observador cria a própria realidade?
Curtas-metragens
Melhor Filme da Escolha dos Estudantes
A sociedade do cansaço (unidade Cataguases)
Flores (unidade Tremembé)
Melhor Trilha Sonora
Sua melhor versão
Melhor Edição
Get out
Melhor Atuação
Ego
Melhor Fotografia
O lago onde as plantas moram
Melhor Roteiro
Flores
Melhor Filme
A sociedade do cansaço