#CJSP / Notícias
/Jardão: moderno e digital

Jardão: moderno e digital

Verbus Comunicação - 21 de agosto de 2019

Seguindo a tendência de mais uma década, CJSP avança em sua cultura digital

 

O advento das novas tecnologias alterou inúmeros aspectos da sociedade moderna ao nosso redor. E a educação não foi exceção — quadros negros transformaram-se em lousas digitais; notebooks, celulares e tablets adentraram definitivamente as salas de aulas e o aluno ganhou o protagonismo em buscar, produzir e transmitir conhecimento.

“Há mais de dez anos, o Colégio Jardim São Paulo ensina aos alunos a importância e o papel deles no atual universo digital”, destaca o professor Ricardo Bochicchio, coordenador das áreas de Tecnologia da Informação e Tecnologia da Educação.

Esse compromisso sólido do CJSP com a nova realidade tecnológica gerou uma série de mudanças significativas para a escola, tanto para professores como estudantes. Em 2018, por exemplo, além do nosso novo site, o colégio lançou seu próprio aplicativo e reformulou a área digital dos alunos [veja aqui].

2019: tablets e avanços na cultura digital

Neste ano, o colégio deu mais um grande passo no tema: a introdução do sistema 1 para 1, ou seja, um tablet para cada aluno e professor do Ensino Médio. Uma antena de wi-fi também foi instalada em cada sala para todos terem acesso a livros digitais e pesquisas na Internet.

Como o CJSP é parceiro da empresa Apple, os aparelhos escolhidos para o projeto foram os famosos iPad. Ricardo explica essa decisão: “Os equipamentos são modernos e oferecem alta garantia de produtividade. Eles raramente apresentam problemas, possuem baterias longas e os aplicativos não são interrompidos de maneira abrupta. Sabemos disso porque a escola realizou uma longa pesquisa para decidir qual seria o melhor sistema operacional”.

O educador ainda ressalta que a ideia do novo sistema não é o abandono do caderno pelos jardanenses, mas um recurso a mais para o aprendizado na sala de aula [veja mais no vídeo acima].

Contudo, além da implementação de novas tecnologias, o Jardão também modernizou sua própria metodologia de ensino, aproveitando o avanço da cultura digital do colégio. O aluno agora assume um papel de protagonista, buscando informações e conhecimento de forma mais independente, porém ainda orientado pelo corpo docente, o qual estimula a autonomia do estudante.

Um grande exemplo dessa mudança será revelado aos pais na Expocultural deste ano. Com o enfoque da aprendizagem criativa, a feira irá trazer temas escolhidos pelas próprias turmas, seguindo uma votação por suas preferências [veja como foi a Expocultural de 2018].

Aprovações

Mesmo sem completar um ano, a implementação de tablets já mostra sinais de grande aceitação – 97% dos alunos usam o equipamento em classe. “O aprendizado na sala de aula ficou muito mais fácil. Enquanto o professor explica um tema, eu procuro um vídeo no Youtube que me ajuda a entender melhor aquela matéria”, testemunha Guilherme Marinho Bernardi, da 2ª série do Ensino Médio.

Os docentes também elogiam a novidade. Segundo Cláudia Arneiro Gulielmino, professora de Biologia, os alunos “estão oferecendo e construindo mais o conhecimento do que antigamente a gente conseguia fazer”. O professor de Matemática Mauricio Di Tota Montanari Boni complementa: “A dinâmica na sala de aula melhorou muito. Atualmente, conseguimos transmitir mais conteúdo em menos tempo porque eles estão engajados, procurando imagens, textos e vídeos pertinentes na internet”.

O Jardão continua de olho no que há de melhor para oferecer a seus alunos. Logo, podem esperar: as novidades sempre estarão em nossas salas de aula!

× WhatsApp
X