O processo de alfabetização é um importante passo da jornada da educação. Os pais e a escola têm um papel essencial neste período. Saiba mais!
O processo de alfabetização é resultado de um trabalho conjunto. A escola é a principal responsável por fazer esse processo avançar, mas os pais também desempenham um papel importante e insubstituível.
Efeitos da participação dos pais no processo de alfabetização
A participação no processo de alfabetização da criança tem efeitos muito importantes, que não podem simplesmente ser substituídos pelo trabalho da escola.
Quanto mais participativos são os pais, mais engajado o pequeno fica com o aprendizado. Se os responsáveis encorajam e vibram pelo progresso da criança, ela vai se sentir estimulada a avançar, mesmo quando houver obstáculos pelo caminho.
A família também é a base social da criança, a origem dos valores aos quais ela vai se apegar durante a vida. Se os pais reconhecem escrita e leitura (e, portanto, a alfabetização) como importantes instrumentos para a vida, então, seu filho também irá valorizar e se esforçar para desenvolver essas competências.
Maneiras de participar do processo de alfabetização
Uma maneira extremamente simples de participar deste processo é pelo exemplo. A criança se inspira nos pais e espelha seus comportamentos. Portanto, se ela vê que sua família dedica algum tempo por dia à leitura, vai considerar natural fazer o mesmo. Dessa forma, avança na alfabetização por interesse, e não por obrigação. Esse já é um ótimo primeiro passo na jornada escolar do seu filho.
Além disso, os pais podem incentivar passeios lúdicos e culturais que apresentem e estimulem o contato com o mundo literário. Bibliotecas, livrarias, museus, teatros, são exemplos incríveis de lugares que estimulam o conhecimento de nossas crianças e ainda propiciam momentos de muito prazer em família.
Outra maneira de participar do processo de alfabetização é mantendo uma comunicação próxima com a escola, para entender quais atividades os professores estão desenvolvendo e, assim, reforçá-las em casa.
Dificuldades que os pais enfrentam no processo de alfabetização
Talvez a principal dificuldade que os pais enfrentam para ajudar no processo de alfabetização dos filhos seja ganhar a disputa com a televisão, os computadores, os tablets e celulares, que hoje já disputam a atenção de crianças desde muito novas. Impor alguns limites ao uso desses aparelhos e à exposição aos conteúdos que eles oferecem, portanto, é necessário.
Outra dificuldade é fazer com que a leitura seja vista como uma atividade divertida, lúdica, e não como uma mera tarefa a ser riscada da lista. Nesse ponto, a criatividade dos pais faz toda a diferença
Ter a leitura como hábito é fator determinante. Ler uma história com seu filho antes de dormir, fazer leituras de placas durante o trajeto para a escola, são ótimos exemplos de inserir essa prática em pequenas ações do cotidiano. A regularidade dessas práticas cria um hábito para a criança.
Vamos juntos mergulhar nesse mundo de criatividade, imaginação e diversão!