#CJSP / Notícias
/Bertioga: mar, história e meio ambiente

Bertioga: mar, história e meio ambiente

Verbus Comunicação - 6 de junho de 2024

Estudantes da 1ª série do EM embarcam numa excursão pela cultura e biodiversidade do litoral de São Paulo

 

Após vários passeios do Estudo do Meio ao interior do Estado de São Paulo [saiba mais em nossa Aba ´Notícias´], chegou o momento de retornar ao litoral. Neste mês, as turmas da 1ª série do Ensino Médio desceram a Serra do Mar e visitaram Bertioga, município localizado na Baixada Santista. No local, eles aprenderam sobre aspectos biológicos, geográficos e socioeconômicos dessa região caiçara.

No passeio de escuna pelo mar, todos puderam observar a geografia e ecossistema do lugar, além de conhecer construções históricas localizadas na costa. Uma delas foram as ruínas da Capela Ermida de Santo Antônio de Guaibê, erguida no século 16 a pedido de Tomé de Souza, 1º governador-geral do Brasil. Outro local visto foi o Forte de São Felipe. Ambas as edificações coloniais encontram-se na ilha de Santo Amaro, no Guarujá, município vizinho.

De volta a Bertioga, os alunos entraram no Forte de São João, considerado a primeira fortificação construída pela coroa portuguesa no Brasil. O forte era uma importante proteção à Vila de São Vicente, primeira cidade erguida pelos portugueses na América e origem do município homônimo. Dentro da construção tombada e preservada, os visitantes ouviram sobre a história colonial e fauna e flora do bioma atlântico, típico da região. Mapas e maquetes ilustraram os ensinamentos.

A cultura caiçara também esteve presente na excursão na visita à feira de artesanato da cidade com adornos e objetos feitos por indígenas e comunidades locais. Veja mais imagens abaixo.

× WhatsApp
X