Paulo Cesar Pio, pela 2ª vez no Jardão, desmitifica os assuntos e enriquece estudantes do 6º ao 9º anos com informações importantíssimas
Preservar um ambiente saudável a todos dentro da escola é uma das prioridades do Colégio Jardim São Paulo. Uma das ações para esse objetivo é oferecer palestras para esclarecer dúvidas, desmentir fake news e promover prevenções.
Neste mês de setembro, o convidado foi Paulo Cesar Pio, o que garantiu, mais uma vez, um salutar diálogo com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (no ano passado, ele também esteve no colégio [saiba mais]). Educador, escritor e especialista em dependência química pela Universidade de São Paulo (USP), Pio é dos programas Família Atenta e Pais Atentos, iniciativas com foco na conscientização sobre os riscos sociais, emocionais e de segurança no ambiente familiar.
Reflexões, informações e dicas
O convidado ministrou duas palestras – uma sobre o uso das drogas e outra sobre o bullying. Na primeira, detalhou os vários perigos do álcool, cigarro e maconha. Também citou produtos viciantes com popularidade em ascensão como o cigarro eletrônico, o vape e o narguilé. Paulo desmentiu falsas informações e enfatizou sobre os malefícios do consumo dessas substâncias.
Por sua vez, a palestra Bullying não é brincadeira apresentou as várias formas desse tipo de agressão, incluindo verbais, físicas, sociais e até digitais. Além de obter preciosas informações, os alunos aprenderam a importância de cada um para um ambiente escolar saudável. Diversas dicas foram demonstradas, entre elas como se colocar no lugar do outro e praticar gentileza.
Veja mais fotos dos encontros logo abaixo.