#CJSP / Notícias
/Como ensinamos na Educação Infantil

Como ensinamos na Educação Infantil

Colégio Jardim São Paulo - 26 de setembro de 2018

O Colégio Jardim São Paulo sabe da importância da formação desde os primeiros anos de idade e, por isso, a escola está sempre investindo e aprimorando o aprendizado na Educação Infantil. Em 2013, por exemplo, o Jardão inaugurou, na unidade Cataguases, o Espaço Recreativo Educacional Christina Milano Meinberg, uma nova e moderna construção com refeitório, brinquedoteca, sala high tech, campo de futebol e horta — tudo para os pequenos jardanenses. Na unidade Cantareira, as crianças têm à disposição os mesmos equipamentos e ainda uma ampla área verde.

Além da infraestrutura, a Educação Infantil também possui uma base pedagógica específica para sua área. Coordenadoras e professoras do Jardão ensinam Matemática, Literatura e Linguagem com brincadeiras e atividades lúdicas que divertem e educam o aluno.

Brincadeira e Movimento

“A brincadeira é um direito da criança, mas não é uma disposição inata, é preciso aprender a brincar”, explica Deize de Souza Gansauskas Pavanelli, coordenadora da Educação Infantil e 1º ano da unidade Cantareira. No colégio, os professores organizam o campo das brincadeiras para desenvolver a linguagem e a sociabilidade dos estudantes dentro e fora da sala de aula.

Em uma dessas atividades, por exemplo, as crianças são divididas em duplas e, seguindo as orientações da professora, aprendem o nome de partes do corpo interagindo entre si.

Linguagem

No Jardão, o aprendizado da linguagem começa nas rodas de conversa e música. Nesses momentos, professores e alunos dialogam entre si para levar os pequenos jardanenses a narrarem e conversarem, transformando ideias em palavras. Segundo Daniela Reco, também coordenadora da Educação Infantil e 1º ano da unidade Cantareira, “a língua escrita e oral são bens culturais e nossa função é ajudar a criança a perceber que é preciso escrever para não esquecer, para contar e para se comunicar”.

Leitura

Ao longo do ano, o colégio desenvolve diversas atividades para estimular a leitura na Educação Infantil. Entre elas, a Hora do Conto e a Roda dos Leitores, incluindo análise de textos literários. No primeiro semestre deste ano, cada série também trabalhou com um livro diferente em sala de aula.

No Minimaternal, por exemplo, O caso do bolinho, da autora Tatiana Belinki foi o livro escolhido. Assim, inspirados pela história, os alunos, orientados pelas professoras, elaboraram um livro de receitas da classe, exibido na Feira do Livro, e convidaram suas avós para passar um dia no colégio (veja como foi o evento). “Uma boa leitura encanta todas as crianças, forma bons leitores e cidadãos conscientes”, afirma Silvia Rainha da Silva, coordenadora da Educação Infantil e 1º ano da unidade Cataguases.

Matemática

Para ensinar Matemática a essa turminha, o Jardão organiza oficinas que utilizam materiais para desenvolver o raciocínio lógico. Em uma delas, as crianças brincam com tapetes de tecidos confeccionados por suas famílias e aprendem as formas geométricas. Outra atividade é a montagem de colares feitos de macarrão cujos pedaços podem ser contados e, assim, “a criança faz seu próprio material de contagem”, esclarece Kátia Guimarães Ribas de Freitas, coordenadora da Educação Infantil e 1º ano da unidade Cataguases.

× WhatsApp
X