#CJSP / Notícias
/Coleta de blísteres: mais uma ação sustentável

Coleta de blísteres: mais uma ação sustentável

Verbus Comunicação - 12 de junho de 2023

Alunos realizam ação histórica no colégio, garantindo uma visita à Faculdade de Medicina da USP

 

Você sabia que todas aquelas tão comuns cartelinhas de comprimidos de remédio – também chamadas de blísteres – precisam ser descartadas à parte para uma reciclagem especial? Essa foi a lição aprendida por alunos da 1ª série do Ensino Médio do ano passado.

Com apoio e estimulo da equipe pedagógica, os estudantes engajaram-se para que todo o nosso colégio não apenas conhecesse essa importante informação como também realizasse uma ampla coleta de blísteres. Com os resultados tão promissores da campanha, um grupo de alunas do projeto ainda entregou, pessoalmente, todo o material ao centro de reciclagem da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), recebendo em troca uma visita guiada especial.

 

Da coleta ao descarte

“Quando estávamos elaborando o projeto, preocupamo-nos não só como os blísteres seriam guardados, mas também como instruir os alunos e professores”, explica a aluna jardanense Lorenna Aquino Fernandes de Souza [veja todos os depoimentos no vídeo acima]. Os pontos de coleta foram colocados nas unidades Cataguases e Tremembé a partir do segundo semestre de 2022. O material necessita de um descarte especial, pois possui a possibilidade de conter resíduos de medicamentos, além de apresentar alumínio e plástico em sua composição.

Os professores responsáveis pela atividade foram Cláudia Gulielmino, coordenadora de Biologia e Marcelo Duílio, coordenador de Geografia. A execução teve a participação dos alunos da 1ª série do Ensino Médio de 2022 inscritos no itinerário formativo Ciência e Vida, modalidade criada pelo nosso Novo Ensino Médio [saiba mais abaixo].

Toda comunidade do colégio mobilizou-se, recolhendo, aproximadamente, 6 mil cartelinhas. No mesmo período, houve também coleta de outros materiais como pilhas, tampinhas de garrafa e lacres de latinhas de alumínio. Em março deste ano, para enriquecer ainda mais a experiência, os professores convidaram um grupo de oito alunas do projeto para visitar a FMUSP, no bairro do Pacaembu.

A instituição possui um robusto ecoponto e recicla diversos itens adequadamente. Além de entregar os blísteres, as alunas, juntamente com os educadores, ganharam uma visita guiada ao local. Elas acompanharam atentamente todas as explicações e ficaram muito entusiasmadas com a experiência. “Nunca tinha visitado a faculdade e eu me surpreendi ao ver como era grande e de uma arquitetura incrível”, cita a jardanense Giulliana Koch Zingaro.

 

ODS e Novo Ensino Médio

Esse projeto foi uma das diversas atividades desenvolvidas pelos alunos que visam a solucionar problemas relacionados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), os dezessete objetivos representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade a todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas, dentre outros temas.

Os ODS foram ensinados nas aulas do itinerário formativo Ciência e Vida, dentro do contexto do Novo Ensino Médio, adotado em nosso colégio desde 2022. Na estrutura atual, o aluno é visto como protagonista do aprendizado e pode escolher qual área do conhecimento deseja aprofundar os estudos [saiba mais]. Ele ainda pode alterar seu caminho ao longo de cada semestre.

O professor Duílio explica como a decisão dos jardanenses afetou a estrutura do curso: “Logo no começo, elaboramos um questionário sobre o projeto de vida de cada aluno. Muitos estudantes demonstraram desejo pelas áreas da medicina e ciências da saúde. Porém, também foram citadas diversas outras matérias. Então, nos balizamos pelos ODS, pois eles envolvem diversos temas”.

 

Sustentabilidade no Jardão

A ação da coleta de blísteres está longe de ser um caso isolado em nosso colégio. Recentemente, instalamos painéis solares para a geração de energia elétrica. Ao todo, a escola conta com 216 módulos fotovoltaicos, distribuídos entre os vários telhados de nossas instalações [saiba mais]. Hortas dentro da escola e redução de copos descartáveis também são outros projetos sustentáveis do Jardão.

× WhatsApp
X