#CJSP / Notícias
/Ciências e artes em todos os sentidos

Ciências e artes em todos os sentidos

Colégio Jardim São Paulo - 22 de maio de 2018

Pinacoteca e Museu Catavento tornam-se salas de aulas para 6º ano do Ensino Fundamental

Os estudos do meio existem para isto: tirar os alunos das quatro paredes da sala de aula local e levá-los a outro ambiente, de maneira que possam, utilizando os quatro sentidos — visão, olfato, audição e tato —, complementar conhecimentos vistos em livros e apostilas e até mesmo sentir na pele experiências que só se têm em museus ou outro espaço. Os alunos do 6º ano vivenciaram exatamente isso neste mês ao visitar a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu Catavento.

A primeira parada nesse tour cultural foi na Pina_Estação, prédio do Largo General Osório em que, antigamente, funcionavam armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana.

Desde 2004, esse edifício, totalmente reformado, está incorporado à Pinacoteca, recebendo ali exposições temporárias. Guiados por monitores especializados, os alunos conheceram em detalhes a história da construção e o que ela representa não apenas para a cidade como também para o País, já que, no térreo, está instalado o Memorial da Resistência de São Paulo.

A poucos metros da Pina_Estação está a Pinacoteca que todos conhecemos. Chamada de Pina_Luz e fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, ela é o museu mais antigo da cidade. Seu foco são as artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século 19 até os dias de hoje. Ocupando o antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século 19 pelo escritório de Francisco Ramos de Azevedo, ela abriga cerca de 10 mil obras. Ali, os alunos puderam apreciar importantes quadros e, instigados pelos monitores, identificaram neles o uso de cores, luz e sombra e outros detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos sem as devidas explicações.

Sentindo na pele

Permanecendo na zona central da cidade, os jardanenses foram ao Museu Catavento, no Parque Dom Pedro II. O prédio de suas instalações, o Palácio das Indústrias, é em si mesmo também um acervo cultural. Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e projetado pelo arquiteto Domiziano Rossi, em parceria com Ramos de Azevedo e Ricardo Severo, ele foi inaugurado em 1924.

O Catavento começou suas atividades em 2009 e mantém até hoje seu propósito: ser um espaço interativo e instigante, apresentando a ciência de forma criativa não apenas para crianças, mas também para jovens e adultos.

Nessa visita ao museu, os jardanenses puderam, entre outras experiências, tocar um meteorito de verdade, encontrar Gandhi em uma escalada, conhecer o corpo humano por dentro, entender como funciona um gerador de energia e ainda perceber que o Sol, visto de perto, não é tão redondo como parece.

Se você quer saber mais sobre esses estudos, converse com nossos alunos do 6º ano. Eles terão muito para contar!

× WhatsApp
X