#CJSP / Notícias
/ONU no Jardão: aprendendo e conhecendo o mundo

ONU no Jardão: aprendendo e conhecendo o mundo

Verbus Comunicação - 29 de novembro de 2023

Orientados por professores, alunos simulam Assembleia-Geral das Nações Unidas

 

A sede da Organização das Nações Unidas (ONU), localizada em Nova York (Estados Unidos), é o famoso local em que se reúnem representantes de centenas de países para dialogar e resolver as questões do mundo. Nossos alunos não precisaram preparar o passaporte e viajar ao exterior para conhecer esses encontros. Isso porque eles mesmos vivenciaram essas experiências participando da nossa simulação da Assembleia-Geral da ONU, a principal reunião anual da instituição.

Realizada em 1º de novembro deste ano, a 3ª edição do evento em nosso colégio teve a participação das turmas da 2ª série do Ensino Médio. A ação faz parte de um projeto desenvolvido pela equipe da disciplina de Sociologia. Divididos em grupos, os estudantes assumiram o papel de delegados de diversos e variados países ao redor do mundo como México, Moçambique, Egito, Paraguai, Ucrânia, Congo e Trindade e Tobago.

 

Dialogando e propondo soluções

Na assembleia, os representantes levantaram questões e desafios de seus países com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estabelecidas pela ONU, essas dezessete metas representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade e proteger o planeta, dentre outros temas. O ensino dos ODS está presente em vários outros projetos de nosso Novo Ensino Médio [saiba mais], como a coleta de blísteres do ano passado [saiba mais].

Em seus discursos, cada grupo também citou ações internacionais em busca de solucionar os problemas internos de suas nações. A persuasão das falas foi muito importante, pois todas as delegações presentes votaram para aprovar ou rejeitar cada proposta, assim como é feito na Assembleia-Geral.

Alguns alunos também representaram outros papéis importantes para a simulação — como moderadores da ONU e jornalistas internacionais, por exemplo. Havia também representantes de cada país divulgando a cultura, preparando estantes e informando sobre comidas, fauna, flora, história e geopolítica. Conheça mais nas fotos logo abaixo.

× WhatsApp
X