No Acampamento Cantareira, alunos disputam várias modalidades esportivas na Olijardão
Em nosso colégio, não é necessário esperar por quatro anos para participar de uma competição olímpica. Realizado anualmente, a Olijardão é um dos grandes momentos esportivos para os alunos do Colégio Jardim São Paulo.
Neste ano, os jogos ocorreram ao longo de agosto. Participaram turmas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O evento foi organizado no Acampamento Cantareira, uma vasta chácara pertencente ao colégio, localizado no município de Mairiporã (SP). Além de possuir uma infraestrutura completa com quadra coberta e campo aberto, o local também permite o contato com a natureza e ainda traz muita tranquilidade. Saiba mais da rotina de nossos atletas logo abaixo.
Símbolos e bandeiras
Assim como em outras edições, o logotipo da Olijardão [veja acima] foi criado pelos próprios alunos. Os estudantes do Ensino Médio competiram entre si em um concurso com diversos símbolos e a vencedora deste ano foi Luiza Obeid José, da 3ª série do EM. O desenho esteve presente nas medalhas, troféus e camisetas personalizadas.
Seguindo a tradição do evento, cada turma ganhou uma “cor símbolo” e competiu como uma delegação de atletas. Alguns grupos também confeccionaram a própria bandeira e puderam exibi-las na quadra principal.
Cerimônia de abertura e juramento
Inspirando-se nas famosas aberturas das Olimpíadas, o evento iniciou com os jardanenses perfilados, agrupados em suas turmas. Alguns alunos e alunas escolhidos participaram da corrida com a tocha, culminando no fogo acendendo a pira olímpica. Nessa abertura, todos recitaram o juramento dos atletas, prometendo participar de forma justa e respeitar as regras, as decisões dos árbitros e seus colegas de equipe e adversários, além de praticar o fair play.
Jogos e modalidades
As turmas competiram entre si em diversas modalidades como basquete, corrida de revezamento, dama, futebol, handebol, queimada, tênis de mesa, voleibol e xadrez. [veja a tabela de jogos completa na aba especial]. Houve disputas entre times masculinos, femininos e mistos.
Com a conclusão de cada disputa, as equipes mais bem-colocadas receberam as cobiçadas condecorações. Aos 1º e 2º colocados, respectivamente, atribuíram-se as medalhas de ouro e prata personalizadas da Olijardão 2024.
Parceria esportiva
Além de disputar as competições, os alunos puderam aprender e se divertir jogando futevôlei. Os participantes foram orientados pelos treinadores da Arena da Vila, beach club formado por ex-alunos e parceira do Jardão. Ano passado, a instituição também esteve em nosso colégio para aulas e apresentações [saiba mais].
Veja mais imagens da Olijardão 2024 logo abaixo e nas nossas redes sociais. Parabéns a todos os atletas jardanenses!