#CJSP / Notícias
/Melhorar o mundo pelo diálogo

Melhorar o mundo pelo diálogo

Verbus Comunicação - 29 de novembro de 2024

No simulado da ONU do CJSP, estudantes propõem soluções para questões internacionais

 

Em agosto deste ano, um grupo de alunos do Colégio Jardim São Paulo (CJSP) participou de um simulado internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), organizado pela Universidade Yale, prestigiada instituição de Ensino Superior americana [saiba mais]. Passados alguns meses, chegou a vez de o colégio realizar seu próprio simulado, ampliando ainda mais esse enriquecedor projeto educacional.

O evento ocorreu no dia 9 de novembro. Participaram nossas turmas da 2ª série do Ensino Médio das unidades Cataguases e Tremembé. Essa edição (a 4ª) do projeto foi a maior e mais ampla realizada pelo Jardão. O simulado foi coordenado pelas equipes de Filosofia e Sociologia. Porém vários membros de outras disciplinas também ajudaram no planejamento, organização e execução como Biologia, Educação Física, Geografia, História, Inglês e Português.

Os estudantes foram divididos em grupos e representaram diversos países ao redor do mundo em variados papéis. Saiba mais logo abaixo.

 

Uma reunião mundial

“Em meio a inúmeros desafios, é imperativo que a comunidade internacional se una. Não apenas para lidar com os problemas imediatos, mas para construir um futuro mais justo, seguro e sustentável para todas as pessoas em todos os cantos do mundo”, declarou Alexandre Freitas Ceistutis, coordenador de Filosofia e Sociologia, abrindo os trabalhos do dia.

Inicialmente, todos se reuniram no nosso Teatro Jardim São Paulo. O auditório “transformou-se” no salão principal da sede das Nações Unidas onde ocorre anualmente a Assembleia-Geral, principal reunião da instituição.

Neste ano, o tema do simulado foram os conflitos, as crises e a paz no Oriente Médio. Cada delegação de alunos representou um país e um membro de cada grupo pôde dirigir-se ao púlpito e discursar sobre a temática, propondo soluções e resoluções.

 

Conversas e acordos

Após essas falas, os estudantes foram encaminhados para três salas de debates e, ainda como delegados, realizaram novos discursos. Muito além de apenas falar, todos necessitaram negociar entre si em busca de apoios de seus respectivos países para propostas de ações internacionais. Todo o trabalho foi orientado pelos professores, respeitando prazos cronometrados e mantendo decoro diplomático.

As dezenas de conversas nos corredores e classes geraram acordos entre nações para resolver conflitos e crises. Reformas em instituições como o Conselho de Segurança da ONU e implementações de ações humanitárias e de fundos monetários foram algumas das diversas ideias criadas e aprovadas pelos jardanenses.

 

Divulgações de informações e culturas

Além de diplomatas, nossos alunos também tiveram outros papéis no simulado. Representantes culturais prepararam estandes com bandeiras, maquetes e cartazes, expondo sobre a história e geografia de cada país. Sempre apressados e em movimento, os jornalistas gravaram entrevistas, cobriram os acontecimentos dos debates e redigiram matérias em duas salas de imprensa. Houve ainda moderadores e membros das Nações Unidas, representados por alunos e professores.

Veja abaixo mais fotos da Simulação da ONU do CJSP 2024. Parabéns a todos!

× WhatsApp
X