Estudantes do CJSP têm excelentes colocações em olímpiadas científicas
Após a entrega das medalhas do Canguru de Matemática, em junho [saiba mais], chegou a vez de celebrar mais conquistas de nossos alunos em olímpiadas do conhecimento. Com participantes de todo o Brasil, essas competições intelectuais avaliam a reflexão crítica e conhecimento dos estudantes em diversas áreas.
Ao todo, foram premiados mais de 40 jardanenses do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio (veja a lista completa ao fim da página). A cerimônia de premiação foi realizada, em novembro, no Teatro Jardim São Paulo.
O evento teve a participação dos coordenadores-gerais Maria Elisa Meinberg Sousa Pereira, Patrícia Moretti Meinberg e Ricardo Bochicchio das Dores, diretora-pedagógica Maria de Fatima Carvalho e coordenadores de área Alexandre Freitas Ceistutis, Marcelo Duílio do Nascimento e Ivo Gherardi [veja seus depoimentos no vídeo acima], além de professores, pais e familiares.
Logo abaixo, saiba mais sobre as colocações recentes do nosso colégio nas três grandes competições prestigiadas na noite especial!
História do Brasil
Elaborada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) realizou este ano sua 14ª edição, a 5º com a participação do Jardão. Antes mesmo das finais, um trio de alunas já havia alcançado uma grande conquista: a melhor pontuação dentre os 41 grupos finalistas do Estado de São Paulo.
Na final, esse time provou seu favoritismo, ganhando medalhas de prata. Contudo, a escola também levou o ouro para casa com outro trio de alunas. O tema principal da disputa foi o papel da mulher na história.
Em 2022, o colégio teve 38 equipes participantes nessa olimpíada orientadas pelo coordenador Alexandre e pela professora de História Leila Costa. A participação do Jardão na ONHB possui uma notável evolução a partir de 2018, conquistando medalhas desde o ano passado [saiba mais].
Geo Brasil
Com quase 7 mil equipes de todo o Brasil, a 7º edição da Olimpíada Geo Brasil (OGB) contou com 14 equipes participantes do CJSP. Mesmo sendo apenas seu 2º ano nessa olimpíada, nosso colégio ganhou vários troféus e diplomas. Ao todo, os trios de alunos conquistaram 4 ouros, 1 prata e 1 bronze.
Os grupos foram orientados pela equipe de Geografia e incluíram jardanenses do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
Astronomia e Astronáutica
Competição nacional, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) avalia o conhecimento sobre planetas, espaço e universo. Ela é bastante conhecida pelos alunos e ex-alunos, pois a escola é participante há mais de uma década. Nos últimos anos, dezenas de medalhas foram entregues aos estudantes jardanenses. E, em 2022, não foi diferente.
Foram 23 premiados com 9 medalhas de bronze, 7 de prata e 7 de ouro. Todos foram orientados pela equipe de Física do Jardão. Os bons resultados na OBA é uma porta de entrada para participação em olímpiadas internacionais. Em 2019, por exemplo, o ex-aluno Fabrizio Melges Ferro conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).
Veja abaixo a lista completa dos ganhadores de medalhas, diplomas e troféus das olimpíadas do conhecimento do segundo semestre de 2022. Parabéns a todos!
ONHB
Prata
Ana Clara Caielli
Carolina Caielli
Mariana Mascagni,
Ouro
Isabela Gonçalves
Julia Gomes
Laura Dantas
OGB
Bronze
Júlia Borges Cerioni
Larissa Bernardinelli Malacrida
Letícia Moribe Barbosa
Prata
Helena do Amaral Peres Lacerda
Letícia Helena Brabes da Silva
Mariana Camargo Igreja
Ouro
Ana Clara Caielli Barreiro
Brenno Proença Corral
Bruna Mota da Silva
Carolina Caielli Barreiro
Henrique Tavares Vigato
Júlia Batista Petersen
Lucas Khayan Monteiro Najjar
Mariana Mascagni Modesto
Max Unger
Pedro Paulo Lourenço Altafini
Sophia Rina Gushikem Matsumoto
Vinícius Saito Santos
OBA
Bronze
Eduarda Nunes Santana
Eduardo Antonio Coltri
Felipe Santos de Lucena
Francisco Soares Arqueja Muller
Guilherme Keler Peres
Lorenna Aquino Fernandes de Souza
Luiz Felipe Carvalho Follone
Marco Antonio Morato Camacho
Roberto Corsi Montagner
Prata
Amanda Marques Barrientos
Beatriz Bernardino Paschoini
Gabriella Korsakas Correia
Henrique Tavares Vigato
Lucas Batista Petersen
Max Unger
Rodrigo Alves Alonso
Ouro
Ana Elisa Marques
Arthur Henrique de Nóbrega Trovó
Felipe Calafate Pedroso
Guilherme Inácio de Lima Sadala Mendes
Lucas Khayan Monteiro Najjar
Rodrigo Marinho dos Santos
Vítor Caglione Martins Ramalho