No Jardim das Humanidades e Festival de Curtas, alunos divulgam trabalhos autorais
O Colégio Jardim São Paulo possui diversos projetos para os estudantes buscarem, com apoio de professores e coordenadores, o conhecimento da área e tema que desejam. Dois desses, ambos acompanhados pela equipe de Filosofia e Sociologia, foram destaques em uma cerimônia especial, realizada na Sala Paulo Meinberg do Teatro Jardim São Paulo.
Conheça mais sobre cada um logo abaixo.
14º Jardim das Humanidades
Em uma matéria eletiva de nosso Novo Ensino Médio [saiba mais], os jardanenses pesquisaram sobre um tema escolhido ao longo do ano. Cada aluno participou de um processo de reflexão, discussão e experimentação, gerando um artigo, semelhante aos trabalhos acadêmicos das universidades e faculdades mundo afora. Todos realizaram pesquisas científicas, com delimitação de tema, crítica bibliográfica e produção textual.
“A finalidade desse trabalho é a construção de sujeitos conscientes e engajados. Para isso, buscamos cultivar a curiosidade nos alunos, incentivando a reflexão e o debate a fim de desenvolver suas habilidades e capacidade de aprender, crescer e construir um
mundo melhor”, disse Guilherme Diniz da Silva, professor de Filosofia, em sua mensagem durante a cerimônia de apresentação dos projetos.
No evento, quatro trabalhos foram selecionados para serem apresentados ao público. As estudantes do Jardão Luiza Obeid, Luiza Vitorino, Maria Beatriz Piccino e Maria Eduarda Souto falaram em nome da turma e demonstraram em eslaides suas pesquisas e reflexões. Diversas temáticas foram abordadas, entre elas padrão de beleza, cores como linguagem comunicativa e laicidade na política brasileira.
13º Festival de Curtas-metragens
Divididos em grupos, os terceiranistas do Ensino Médio roteirizaram, dirigiram, atuaram, produziram e editaram curtas-metragens. Com grande liberdade criativa, eles narraram histórias profundas sobre a natureza humana e os desafios da sociedade contemporânea como materialismo e violência doméstica. Alguns inspiraram-se em clássicas obras de distopia e ficção científica como o livro 1984, de George Orwell e o filme Metrópolis (1927).
Professores avaliaram, selecionaram e premiaram os melhores curtas em seis categorias diferentes. Houve também uma votação entre os alunos para a escolha de melhor filme. No evento, as obras vencedoras foram exibidas ao público no telão do teatro e as turmas receberam medalhas especiais. “Mais do que um entretenimento, o cinema é uma fonte de ensino com um universo social e cultural de experiências. Não se pode negar a relação importante entre cinema e educação”, aponta Ceistutis.
Veja abaixo os indicados e vencedores do Festival de Curtas de 2024 e mais fotos do evento em nossa galeria. Parabéns a todos!
Melhor Trilha
A vitória no amor
Absurdamente vivo
Durant (vencedor)
Efeito Borboleta
Efêmero
Melhor Fotografia
A vitória no amor
Além do que as máscaras podem ver (vencedor)
Conectado ao vazio
Dependência emocional
Sem sinal
Melhor Edição
A virada invisível
Além da teia
Amor em ruínas
E sem alma, corpo, és suave
O questionário (vencedor)
Melhor Atuação
Albuquerque
Durant
Ilusão
O dilema do vício
Primavera vertiginosa (vencedor)
Tons de liberdade
Melhor Roteiro
Além do que as máscaras podem ver
A cura
Apenas ordens
A vitória no amor (vencedor)
Primavera vertiginosa
Melhor Filme
11.340
A vitória no amor
É assim que acaba (vencedor)
Entre o adeus e o recomeço
Melhor Filme – escolha dos alunos
Além dos punhos (unidade Cataguases)
11.340 (unidade Tremembé)