IR PARA HOME
Acessar Webmail
Pesquisar
ALUNO ON-LINE

Destaque

Destaque

Perguntas e respostas sobre o Enem 2012

Perguntas e respostas sobre o Enem 2012

 

1. O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio. O Enem é usado desde então como alternativa ou complemento dos vestibulares por muitas universidades brasileiras. 

2. Para que serve o Enem?

O principal objetivo do Enem é a avaliação do desempenho dos alunos que estão terminando o Ensino Médio. Isso permite o acompanhamento da qualidade do ensino no país e a implementação de políticas públicas. Para os estudantes, o Enem pode servir como vestibular para muitas instituições de Ensino Superior públicas ou privadas. Atualmente, mais de mil faculdades fazem usam o Enem em seus processos seletivos. 

3. Quando o Enem foi criado?

Em 1998, como uma prova para diagnosticar a qualidade do Ensino Médio no país. Em 2009, ele ganhou a nova função de selecionar ingressantes em cursos superiores.

4. O Enem ocorre quantas vezes por ano?

O Enem ocorre apenas uma vez ao ano. No entanto, de acordo com a presidente Dilma Rousseff, o exame deve ocorrer duas vezes ao ano a partir de 2013.

5. Qual a data do Enem 2012?

Dias 3 e 4 de novembro.

6. Como é a prova do Enem?

O exame é composto de 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro partes, e uma redação. Cada parte da prova possui 45 questões de:

- linguagens e códigos, em que são cobrados conhecimentos de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol);

- ciências humanas, que aborda questões de geografia, história, filosofia e sociologia;

- ciências da natureza, que traz perguntas sobre biologia, química e física;

- matemática.

7. Devo fazer Enem para passar no vestibular?

Confira como a faculdade a que você vai se candidatar usa a nota do Enem (essa informação geralmente está nos manuais do candidato). Se a instituição substituiu completamente o vestibular pelo Enem (como as participantes do Sisu) você precisa fazer o exame obrigatoriamente para se candidatar. Se você quer concorrer a bolsas do ProUni, o Enem também é obrigatório.

Além disso, há instituições que permitem escolher entre fazer o processo seletivo tradicional ou o Enem para se candidatar a uma vaga. Há ainda instituições que trocam apenas a primeira fase pelo exame  e há outras que usam a nota da prova como bônus na nota final do vestibular.

8. Qual a relação entre o Enem e o ProUni?

 Só pode se candidatar ao ProUni quem fez Enem. As bolsas do programa são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio e estudantes com melhores notas têm mais chances de conseguir a bolsa em sua primeira opção de curso e instituição.

Mas não basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa do ProUni. Além de ter a nota mínima no Enem, para conseguir a bolsa do ProUni o estudante precisa: 1) ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; 2) ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral. Atenção: quem não satisfaz os critérios de renda e estudo em escola pública pode se candidatar ao ProUni se tiver deficiência ou for professor da rede pública de Ensino Básico - em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

9. Fiz o Enem no ano passado e vou fazer novamente neste ano. O local de prova será diferente?

O local de prova é gerado de acordo com a quantidade de pessoas que se inscrevem e a proximidade do endereço do candidato. Por isso, poderá variar de ano para ano. Fique atento ao local de prova. O Inep envia aos candidatos uma carta com os dados do candidato e informações sobre o endereço da prova semanas antes do exame.

10. Quais os livros literários que caem no Enem?

 O Enem não cobra obras literárias específicas. O estudante deve estar atento ao conteúdo programático do Ensino Médio para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

11. Que tipo de redação cai no Enem?

A redação utilizada no Enem é do tipo dissertativa-argumentativa. 

12. O Enem serve para pós-graduação?

 Não.

13. O que mudou nas redações do Enem?

Agora a redação é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências totalizando 1000 (mil) pontos. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso ocorra uma diferença de 200 pontos ou mais entre as duas notas totais (numa escala de 0 a 1000) ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a oitenta (80) pontos (numa escala de 0 a 200), a redação passará por uma terceira correção. A nota atribuída pelo terceiro corretor substitui a nota dos demais corretores. Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao participante.

14. Posso usar a nota do Enem para fazer um curso técnico?

Não. Ela vale apenas para cursos superiores ou para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio.

15. Posso ingressar em um curso de outro Estado com a nota do Enem?

Sim. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), é possível concorrer a vagas em outros Estados.

16. Como me inscrever em uma universidade que usa a nota do Enem em vez de vestibular próprio?

É preciso entrar em contato com a própria universidade para saber como funciona o processo seletivo da instituição. Cada universidade pode adotar meio diferentes de seleção. Acesse o site da universidade ou ligue para a central de atendimento aos alunos da faculdade.

17. Quando será cada prova e qual sua duração?

No primeiro dia (3 de novembro), serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No segundo dia (4 de novembro), serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

18. Preciso levar a inscrição impressa no dia da prova do Enem?

 Sim.

19. Preciso apresentar quais documentos na prova do Enem?

 É necessário apresentar um documento original com foto, que pode ser: Cédula de identidade (RG); a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.

20. Posso levar certidão de nascimento ou cópia autenticada do RG?

Não serão aceitos em hipótese alguma Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.

21. Perdi minha identidade/ RG. Posso fazer o Enem 2012?

 Nessas situações, o participante poderá fazer a prova desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias da data de realização das provas e seja feita a identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

22. Posso usar calculadora na prova?

Não. O participante não pode, sob pena de eliminação, portar quaisquer dispositivos eletrônicos, o que inclui calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens. 

23. Posso levar comida para a prova do Enem?

Sim.

24. Que tipo de caneta pode ser usada no dia da prova?

Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

25. Onde devo guardar meu celular ou qualquer outro eletrônico no dia da prova?

O participante receberá um porta–objetos com lacre para guardar aparelhos e outros materiais. Ele deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação.

26. Quando o participante poderá deixar o local do Exame?

 Somente após duas horas do início das provas, sob pena de eliminação.

27. Em que momento o participante poderá levar o Caderno de Questões?

Somente nos últimos 30 minutos antes do término das provas, sob pena de eliminação.

28. Posso fazer a redação do Enem com letra de forma?

Sim. O edital e o guia de redação não apresentam nenhuma restrição quando a isso.

29. Posso usar qualquer roupa para fazer o Enem?

O edital só apresenta restrições quanto ao uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro e similares, que são todos proibidos.

30. Qual a diferença entre as cores das provas do Enem?

 O Enem é aplicado atualmente em quatro cores: rosa, amarelo, azul e branca. Não há diferença no conteúdo de uma prova para a outra. As questões de todos os cadernos são idênticas, o que existe é uma alteração na ordem das questões para dificultar a “cola” durante o exame. Os cadernos são distribuídos pela sala de forma que nenhum aluno fique perto de outro que tenha a mesma cor de prova que a sua para que não haja fraudes. Por isso é importante prestar atenção na hora de preencher o gabarito. Se você errar a cor de sua prova, o sistema irá corrigir as questões com base na ordem de outro caderno. 

 31. Posso levar relógio para a prova do Enem?

Não, mesmo se for analógico. Se você levar um relógio, ele deverá ser recolhido pelo fiscal do exame e guardado em um porta-objetos.

32. Posso levar bolsa ou mochila na prova do Enem?

Sim, mas alguns fiscais de prova podem pedir para que as bolsas e mochilas sejam colocadas na parte da frente da sala de aula, distante do candidato. O que você não pode levar, de jeito nenhum, sob a pena de eliminação, são esses objetos: lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens. 

Se você levar algum desses objetos, terá que depositá-los imediatamente em um porta-objetos oferecido pelo fiscal do exame. Para realizar as provas, é permitida apenas caneta preta esferográfica, feita de material transparente.

33. Posso usar boné durante a prova do Enem?

Não. O exame não permite o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira e gorro durante a realização das provas.

 34. Posso levar o caderno de provas do Enem?

Sim. Mas para ficar com o caderno você deverá permanecer na sala até os últimos 30 minutos de prova. Só então você poderá leva-lo com você para casa. 

35. Posso levar lápis e borracha para a prova do Enem?

Não. Se você levar algum desses objetos, terá que depositá-los imediatamente em um porta-objetos oferecido pelo fiscal do exame. Para realizar as provas, é permitida apenas caneta preta esferográfica, feita de material transparente.

 

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Copyright © 2012 | Todos os direitos reservados